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Principais tendências no Marketing para 2024

No cenário dinâmico do marketing, vislumbramos o futuro próximo através do prisma das tendências que moldarão a paisagem publicitária em 2024. O relatório “Marketing Insights 2024”, fruto da colaboração entre a GoAd Media, da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e o oferecimento do UOL, trouxe algumas tendências interessantes que podem se tornar oportunidades se bem aproveitadas.

Neste artigo você irá desvendar as tendências que irão se desenvolver no marketing em 2024, então pega o caderninho e anota todas as ideias que possam surgir durante a sua leitura!


TV Conectada

A publicidade em TV Conectada (CTV) surge como um farol no horizonte do marketing digital em 2024. Com a ascensão das plataformas de streaming e a proliferação de dispositivos inteligentes, as marcas estão direcionando seus esforços para o universo da televisão conectada. Este canal oferece não apenas alcance expandido, mas também a capacidade de segmentação precisa, proporcionando uma experiência publicitária mais personalizada. À medida que os consumidores continuam a migrar do tradicional para o digital, as estratégias de CTV tornam-se cruciais para as marcas que buscam alcançar e cativar seu público-alvo em um ambiente visualmente envolvente e interativo.

Retail Media e DOOH

O Retail Media e o Digital Out-of-Home (DOOH) estão convergindo para criar uma sinergia poderosa no cenário do marketing. Ao integrar estratégias publicitárias diretamente nos espaços de varejo e em ambientes externos digitais, as marcas estão potencializando a visibilidade e a relevância de suas mensagens. O Retail Media, ao explorar os pontos de contato dentro dos próprios ambientes de compra, e o DOOH, com sua capacidade de alcançar o público em movimento, proporcionam oportunidades únicas para impulsionar as conversões e construir uma presença marcante no consciente do consumidor.

Brand Publishing

A narrativa da marca assume um papel central em 2024, com o crescimento exponencial do Brand Publishing. Englobando desde o Brand Content até estratégias de blog e marketing de conteúdo em geral, as marcas estão se tornando editoras de suas próprias histórias. Ao adotar uma abordagem editorial, as empresas não apenas informam, mas também envolvem e inspiram seus públicos. Essa tendência reflete a crescente demanda por autenticidade e relevância, à medida que os consumidores buscam conexões mais profundas com as marcas além dos tradicionais anúncios.

Ativações e Eventos

As Ativações e Eventos retornaram com força total, emergindo como catalisadores poderosos para a reconexão humana pós-pandemia, e em 2024 essa estratégia tende a crescer ainda mais. À medida que a sociedade se abre novamente para experiências presenciais, as marcas estão redescobrindo o valor das ativações e eventos como meios cruciais de engajamento. A presença física proporciona oportunidades únicas para criar memórias duradouras, gerar entusiasmo e fortalecer os laços emocionais entre as marcas e seus públicos. Este renascimento das experiências ao vivo representa não apenas uma evolução, mas uma revolução na forma como as marcas interagem e constroem relacionamentos duradouros com os consumidores.


Tendências de Marketing 2024 para Pequenos Negócios

Com um orçamento robusto ou mesmo com pouco budget, qualquer empresa pode incorporar essas tendências às suas estratégias.

Mesmo que a marca ainda não seja uma autoridade para se tornar um Brand Publisher, por exemplo, é essencial começar a construir seu próprio espaço através de estratégias de marketing de conteúdo e blog, e quem sabe até mesmo investir em conteúdos pagos citando seu negócio em blogs mais conhecidos, direcionando links para seu site.

Quando falamos sobre Ativações, é comum associar a grandes eventos e festivais, como por exemplo as ativações de marca do Rock in Rio e The Town. Mas sempre é possível se inspirar nas ações de grandes empresas e investir em eventos menores e regionais, como um pequeno show na praça da cidade, por exemplo.

Já imaginou colocar uma simples TV na sala de espera da sua clínica e vender o espaço para outros negócios da região? Ou, então, buscar negócios varejistas da região que já estão fazendo isso e comprar um espaço de publicidade para sua marca? A Retail Media abre oportunidades para os dois lados, onde todos saem ganhando.

Já com relação à TV Conectada, ainda não é uma estratégia tão simples de utilizar. Isso porque, atualmente, as plataformas estão se adaptando a essa tendência, e para realizar os anúncios é necessário entender a fundo sobre o assunto. Eu recomendo a leitura deste artigo se você se interessa por esse tema. Entretanto, o YouTube é uma mídia utilizada em TVs onde é possível anunciar com facilidade. Nas estratégias de tráfego pago, muitas marcas se esquecem dessa possibilidade, e o YouTube é interessante pois está presente no dia-a-dia do consumidor em diferentes momentos de sua rotina: nos estudos, no trabalho, no entretenimento. Também é utilizado em diferentes dispositivos: na TV, no celular, no computador. Com um anúncio criativo e bem planejado, e uma gestão e segmentação bem executadas, é possível ter excelentes resultados na plataforma.

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