Inbound Marketing: O que é e como funciona

Se o seu objetivo é que mais potenciais clientes entrem em contato com você, leia aqui!

Você sabe o que é Inbound Marketing?

Toda empresa quer vender mais. Muitas vezes a dificuldade está em conseguir oportunidades de clientes interessados. Se esse for seu caso, a solução para o seu problema tem nome e sobrenome: inbound marketing.

Ele atinge 5 resultados simultaneamente:

  • Aumenta a visibilidade da sua marca;
  • Diminui o custo de aquisição de clientes;
  • Atrai potenciais clientes;
  • Cria conteúdos realmente relevantes;
  • Otimiza o processo de vendas.

E tem mais: O inbound marketing é 62% mais barato que o marketing convencional.

Inbound Marketing é a estratégia que as empresas mais inovadoras do mercado têm usado agressivamente!

O que é Inbound Marketing?

Também conhecido como Marketing de Atração, o inbound é um conjunto de estratégias de marketing com o objetivo de atrair e converter clientes através de conteúdos relevantes.

Diferente do marketing tradicional, no Inbound Marketing a empresa não vai atrás de clientes, e sim os clientes chegam até a empresa.

Como funciona o Inbound Marketing?

Isso acontece através de ações em mecanismos de busca, site, blogs e redes sociais, onde conteúdos são criados com o objetivo de atrair, reter, converter e se relacionar com os chamados leads, transformando-os em clientes.

Você mesmo já foi um lead passando pelo funil de marketing de alguma empresa. Você viu um conteúdo, em algum blog ou rede social, e achou interessante, mas ainda não foi convencido de comprar. Nessa etapa, você foi um visitante.

Em certo momento, viu outro conteúdo da mesma empresa e lembrou da marca. Talvez tenha começado a seguir nas redes ou se cadastrou para receber um material extra, uma newsletter. Nessa etapa, você se tornou um contato.

Se em determinado momento você decidiu chamar a empresa no whatsapp ou pediu um orçamento, você se transformou em uma oportunidade para a empresa, e é nessa hora que o comercial iniciou uma conversa com você.

Observe como, nessa jornada, nenhum vendedor “chato” ficou entrando em contato incessantemente. Tudo aconteceu como um namoro, a empresa te conquistou, e você tomou a atitude de demonstrar interesse nessa relação. Naturalmente, sua experiência de compra foi muito mais agradável, e em sua conversa com o vendedor você estava a um passo de passar o cartão.

Agora você é um cliente, mas não pense que sua jornada de compra acaba por aí. O pós-venda é igualmente importante nesse processo, pois um cliente feliz pode comprar de novo, pode comprar outros produtos, e pode te indicar para mais pessoas. E é aí que o inbound marketing também entra em jogo! Com ações de relacionamento, iscas e incentivos. Pra que você, mesmo sendo cliente, gere contatos e se torne uma oportunidade novamente.


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