5 estratégias de Marketing GRATUITAS

Muitos acreditam que o Marketing é sempre custoso. Antes de mais nada, é importante ter em mente que Marketing é um investimento, e como tal, deve ser baseado em análises para se obter um retorno.

Mesmo assim, muitos empreendedores não possuem muita verba para realizar investimentos em divulgação, e por esse motivo selecionamos algumas dicas de marketing de custo zero para você divulgar seus produtos e serviços gastando pouco ou nada. As dicas são baseadas no livro Marketing de Guerrilha de Jay Conrad Levinson. Confira abaixo estratégias de Marketing GRATUITAS para começar a aplicar hoje:

1. Amostra grátis

Se o produto tiver qualidade, uma amostra grátis pode aguçar os sentidos e levar o cliente a realizar a compra, por realmente comprovar a qualidade ou eficácia. Funciona muito bem para produtos alimentícios e cosméticos, por exemplo, mas também pode ser eficaz para serviços, onde o cliente pode ter uma consulta ou avaliação gratuita.

2. Imprensa

Que tipo de conteúdo interessante o seu produto ou serviço pode gerar? Procure estar em contato com a imprensa da sua cidade, escrever artigos ou participar de entrevistas, onde você irá fornecer informações aos leitores, ouvintes ou telespectadores, em troca de uma citação da sua empresa em uma mídia cuja publicidade seria bastante cara.

3. Indicação premiada

Estimule o seu cliente a indicar sua empresa, oferecendo benefícios, prêmios, descontos ou brindes caso a indicação dele se torne um cliente também.

4. Marketing social

Envolva-se com a comunidade local, participando de eventos, ações sociais, e qualquer outra atividade que ocorra no bairro ou cidade onde sua empresa está. Com isso além de estar fazendo um trabalho social, o nome da sua empresa será mais lembrado.

5. Parcerias

Parcerias com outros comerciantes da região podem alavancar seu negócio. O segredo é ter os parceiros certos, e inovar no benefício que o cliente do seu parceiro pode ter com você. Um exemplo disso é a parceria entre uma agência de turismo que oferece a seus clientes um desconto em um hotel para cachorros, para que deixem seus cãezinhos quando viajarem – todos ganham.

Lembre-se que o mais importante não é o dinheiro investido, e sim que o investimento seja certeiro. Muito dinheiro investido na estratégia errada vai ser um gasto sem retorno, mas pouco dinheiro investido na estratégia correta irá trazer resultados impressionantes. Não deixe de contratar um parceiro especializado, que irá entender sua empresa e seu cliente e desenvolver a estratégia perfeita para você e seu bolso. A Fiorire atende todo o Brasil de forma online, entre em contato conosco e vamos tomar um café virtual!

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