Taxa de propaganda X Fundo de marketing

Você sabe o que é taxa de propaganda e fundo de marketing? Vem conferir neste artigo o que são e porque é importante saber disso antes de abrir uma franquia.

Você provavelmente já ouvir falar na taxa de propaganda, ou taxa de marketing. Essa taxa é estabelecida pela franquia em contrato e é paga mensalmente pelo franqueado.

Esse valor é direcionado ao fundo de marketing, e ele é utilizado para a realização de todas as ações de marketing da empresa direcionadas às franquias e à marca.

Ao se tornar franqueado, o investidor valoriza marcas consolidadas e estratégias de marketing bem desenvolvidas, que atrairão clientes para sua unidade. Por esse motivo, o fundo de marketing se torna de extrema importância para todos os envolvidos.

Portanto, na elaboração de um plano de expansão de uma rede de franquias deve constar o plano de marketing, e deve ser estabelecido o valor cobrado dos franqueados na taxa de propaganda. A cobrança dessa taxa não é obrigatória, porém vale lembrar que a divulgação é inerente ao sucesso de todas as unidades.

O fundo de marketing consiste na soma da contribuição paga por cada franqueado. Esse dinheiro é administrado pela franqueadora e, no montante, pode maximizar as ações de marketing da rede.

Ele obrigatoriamente deve beneficiar ao interesse coletivo, sendo um investimento do franqueado em seu próprio negócio.

A utilização do fundo de marketing deve possuir o apoio dos franqueados e ser realizada de forma planejada e organizada, com objetivos e estratégias claras. Para isso, se torna fundamental a contratação de uma empresa de marketing especializada que, além de desenvolver uma divulgação estratégica e embasada, compreenda a organização de uma rede de franquias.

Clique aqui e conheça as soluções que a Fiorire tem para a sua franquia.

Scroll to Top
Abrir whats
Agende uma reunião!
Olá! Vamos conversar?