Este é um artigo de opinião.
Autoria: Amanda Chaguri, diretora da Fiorire Marketing
Há alguns anos só se ouvia falar do tal marketing de conteúdo, quem lembra? Com o crescimento das redes sociais e criadores de conteúdo, começou uma corrida pelos melhores posts, melhores artigos, com mais cliques e curtidas.
Hoje já tem muita gente dizendo que o marketing de conteúdo não funciona porque está saturado. Será?
É verdade que todo mundo se tornou um criador de conteúdo. Antes líamos jornais e revistas, hoje lemos posts e artigos. Assistíamos aos jornais televisivos, hoje assistimos a lives, vídeos no Youtube e reels. Antes ouvíamos ao jornal da rádio, hoje ouvimos podcasts.
A informação vinha de fontes exclusivas e profissionais, mas hoje ela vem de todo lado, de todo mundo. Cada usuário de cada rede social pode criar conteúdo livremente. E essa transformação tem seus pontos positivos e negativos, como tudo na vida.
Acredito que o maior ponto negativo conhecido até agora são as fakes news, que facilmente são criadas e difundidas. Em contrapartida, temos fácil acesso ao conhecimento, e para quem sabe buscá-lo pode ser muito enriquecedor.
E é por isso que o marketing de conteúdo ainda funciona sim!
Continuamos buscando informação e conhecimento, e quem estiver nos proporcionando o que procuramos ganha nossa confiança e estabelece uma relação conosco.
Nosso cérebro faz conexões a todo momento enquanto utilizamos a internet. Marcas que, propositalmente, utilizam o conteúdo para criar conexões emocionais e sensoriais com seus potenciais clientes, costumam ter melhores resultados de branding e inclusive de vendas!
Por exemplo: você decidiu cozinhar e buscou uma receita no Google. Encontrou, em um dos primeiros links, uma receita no site da Nestlé. Além da marca ser lembrada por você nesse mesmo instante (quem não é visto, não é lembrado!), automaticamente você se lembra de quando sua mãe cozinhava receitas que vinham na embalagem do creme de leite Nestlé. Pronto, conexão emocional feita! Mas não para por aí… No site, no meio da receita, tem um banner com um link para comprar os produtos que você vai precisar. A Nestlé encaminha você para alguns marketplaces, e em poucos cliques: compra realizada!
O marketing de conteúdo funciona sim. O que não funciona é criar conteúdo sem propósito, apenas para continuar alimentando a internet com informações.
Para funcionar, é necessário saber que conteúdo criar para envolver o público, e criar conexões emocionais e sensoriais. Além disso, é essencial desenvolver um caminho de vendas para o seu potencial cliente ter mais chances de comprar o seu produto ou contratar o seu serviço, ao invés de só pegar a informação que você deu de graça e buscar seu concorrente.
Para tanto, existem estratégias para transformar seu conteúdo em isca. Por isso, pare agora de criar conteúdo sozinho! Entre em contato com a Fiorire Marketing e vamos desenvolver juntos a melhor estratégia para fazer você vender mais!