São tantas atualizações, inovações tecnológicas e novidades a cada semana que fica cada vez mais difícil entender quais são as verdadeiras tendências de marketing que devemos ficar de olho.
Antes de mais nada, é importante entendermos o que é tendência. Por definição, tendência é a inclinação, propensão, disposição, intenção, movimento e força determinante. A tendência ainda não aconteceu, não é uma realidade, não é habitual, mas tende a se tornar.
Quando falamos especificamente em tendências de mercado, estamos falando de novos hábitos e comportamentos que os consumidores adquirem e que determinam novos nichos que podem ser explorados e têm um grande potencial de sucesso no mercado. A tecnologia aqui não é a tendência, e sim a ferramenta onde um hábito novo pode ser adquirido, ou mesmo uma ferramenta que irá solucionar uma dor gerada devido a esse novo comportamento. Entende a diferença?
Enfim, quando falamos sobre marketing, falamos sobre mercado. A publicidade e comunicação é um dos trabalhos realizados dentro do marketing, mas não só isso. Marketing, se fossemos traduzir a palavra literalmente para o português, significaria “mercadando“. Então sim, quando falamos de tendências de marketing, falamos de tendências de mercado!
Para facilitar, enumeramos as tendências de marketing que irão crescer neste ano de 2023, para você começar a inovar aí na sua empresa!
1. Inclusão e Diversidade
Eu sei, parece notícia antiga. Mas esta segue sendo uma tendência fortíssima não só para 2023, mas para muitos anos à frente. A pandemia do COVID-19, aliada à crescente polarização política,
evidenciou desigualdades e divisões estruturais na sociedade. As pessoas estão mais conscientes, e movimentos de igualdade estão mais ativos do que nunca. Esse movimento social se estende às escolhas do consumidor, que analisa os valores que as marcas que consomem representam, e busca uma maior sentido de diversidade, equidade e inclusão, para si e para os outros. Mesmo com a grande polarização, verifique se seu público não faz parte desse crescente grupo de pessoas que procuram por empresas com valores sociais. Essa pode ser uma oportunidade para desenvolver sua comunidade e fazer sua marca ser a principal escolha de seus clientes.
2. Sustentabilidade
Eu, autora deste blog, estudo essa macrotendência desde 2010 quando estava na faculdade. Isso mostra como as tendências levam tempo para realmente fazer parte dos hábitos comuns dos consumidores. Se sua empresa ainda não trabalha a sustentabilidade em sua comunicação, produtos, serviços, e demais estratégias de negócio, já perdeu muito tempo!
Em pesquisa realizada pelo Hubspot e GhFly, 75% dos entrevistados dizem que as empresas com práticas sustentáveis têm mais chances de conquistá-los como clientes. Por outro lado, a ausência de boas práticas pesa negativamente na decisão de compra dos brasileiros. 57% afirmou que já deixou de comprar de uma empresa que discrimina pessoas, que não dá apoio à diversidade e à inclusão, ou que prejudica o ambiente. Não deixe de incluir esta pauta no planejamento estratégico do seu negócio!
3. Marketing de Influência
Os influenciadores vivem reclamando que seu mercado está saturado, mas a verdade é que ainda tem muito espaço a ser explorado! Isso porque existem muitos nichos disponíveis e muitas plataformas sociais com diferentes enfoques.
Uma grande proporção do crescimento de influenciadores se deve ao rápido crescimento do TikTok
como plataforma, mas o Facebook e o Youtube estão investindo recursos para incentivar criadores de conteúdo.
4. Respostas rápidas
Os consumidores querem tudo e querem agora. As plataformas de mensagens em tempo real se tornaram fundamentais, e aqui no Brasil o Whatsapp é o campeão de usuários.
Integrando o Whatsapp a chatbots, temos o resultado perfeito para essa dor.
Os ChatBots são softwares que respondem de forma automática às perguntas de clientes. É o famoso “robô”, que dependendo de como é utilizado, pode parecer muito mais humanizado do que robotizado. Essa função deve receber muitas melhorias tecnológicas e se tornar cada dia mais acessível e mais humano.
Os chatbots automatizam a conversa com o cliente, fornecendo respostas rápidas e eficazes mesmo em horários em que a empresa está fechada. O mais interessante dessa tendência é que, se bem implementada, o próprio robô pode realizar uma venda com perguntas e respostas que direcionam o cliente através do funil de vendas.
5. Data Driven Marketing
Já ouviu falar de marketing orientado por dados? Em termos simples, o data driven marketing adquire dados coletados por meio de interações com o cliente ou de terceiros e, em seguida, usa essas informações para entender melhor quem é o público.
Isso significa aprender sobre as suas preferências, motivações e comportamentos. Esses dados são usados para orientar as decisões de compra de mídia, bem como mensagens criativas. O data driven marketing também pode apontar tendências.
Os principais objetivos do data driven marketing são criar uma maior eficiência de marketing, aprimorar a experiência do cliente e, claro, obter um melhor ROI nos canais de marketing.
Os dados estão se tornando significativamente mais importante para as empresas do que nunca. A maneira como se coleta dados teve que mudar devido à LGPD, e por isso as empresas vivem uma corrida por dados para realizar ações de marketing e para definir o direcionamento estratégico através de informações. Elas deverão ser mais proativas na coleta de informações sobre clientes e potenciais clientes por meio de uma variedade de práticas, como iscas digitais, pesquisas de satisfação, etc.
6. Comunicação mais simples e rápida
A tendência é de consumo rápido. O fato é que as pessoas estão cada vez mais acostumadas a consumir vídeos curtos e stories, seja nas redes sociais ou no WhatsApp.
YouTube Shorts, Instagram Reels, a ascensão implacável do TikTok. Não há dúvida de que o vídeo de formato curto está estabelecido como um conteúdo massificado. O Instagram registrou quase 1,4 bilhão de usuários e seu algoritmo favorece os Reels cada vez mais. Em 2021, o TikTok registrou 1 bilhão de usuários ativos mensais em todo o mundo, representando um crescimento de 45%. Por isso, a
capacidade do vídeo de formato curto para gerar engajamento exigirá um conteúdo cada vez mais criativo para se manter competitivo.
Juntamente com o crescimento do TikTok, é esperado ver um aumento no uso de vídeos curtos em mídia social, sites, e-mail marketing e publicidade. O conteúdo de influenciadores e usuários continuará a
impulsionar o crescimento de vídeos também em 2023.
Dê preferência a entregar conteúdos rápidos e eficientes, a fazer menos textões, menos vídeos longos, e ser mais direto e objetivo. Uma dica é pegar um conteúdo longo e dividi-lo em pequenos conteúdos curtos e bem mais simples.
7. Comunidades
Parece um passado muito longínquo quando participávamos de comunidades no orkut (quem lembra está revelando a idade!).
Pois é, hoje uma das tendências mais interessantes é a criação de comunidades. As pessoas querem se sentir parte de algo, querem ter o sentimento de pertencimento. E é dessa forma que as marcas que conseguirem criar comunidades terão em suas mãos um público segmentado muito mais propício a consumir seus produtos ou serviços, além de uma fonte inesgotável de ideias e informações.
Isso vem de encontro com o comportamento do consumidor que busca estabelecer uma conexão emocional com as marcas de consome. Não basta vender um produto bom, qual o propósito da marca? O que ela faz pelo mundo? Será que eu me identifico com ela? Hoje as empresas não podem mais vender produtos sem vender propósitos e valores. E criando uma comunidade, é possível criar um grupo de fãs da sua marca, que irão divulgá-la e poupar muito investimento.
E você, qual tendência já faz parte das suas estratégias?
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