Você sabe o que é taxa de propaganda e fundo de marketing? Vem conferir neste artigo o que são e porque é importante saber disso antes de abrir uma franquia.
Você provavelmente já ouvir falar na taxa de propaganda, ou taxa de marketing. Essa taxa é estabelecida pela franquia em contrato e é paga mensalmente pelo franqueado.
Esse valor é direcionado ao fundo de marketing, e ele é utilizado para a realização de todas as ações de marketing da empresa direcionadas às franquias e à marca.
Ao se tornar franqueado, o investidor valoriza marcas consolidadas e estratégias de marketing bem desenvolvidas, que atrairão clientes para sua unidade. Por esse motivo, o fundo de marketing se torna de extrema importância para todos os envolvidos.
Portanto, na elaboração de um plano de expansão de uma rede de franquias deve constar o plano de marketing, e deve ser estabelecido o valor cobrado dos franqueados na taxa de propaganda. A cobrança dessa taxa não é obrigatória, porém vale lembrar que a divulgação é inerente ao sucesso de todas as unidades.
O fundo de marketing consiste na soma da contribuição paga por cada franqueado. Esse dinheiro é administrado pela franqueadora e, no montante, pode maximizar as ações de marketing da rede.
Ele obrigatoriamente deve beneficiar ao interesse coletivo, sendo um investimento do franqueado em seu próprio negócio.
A utilização do fundo de marketing deve possuir o apoio dos franqueados e ser realizada de forma planejada e organizada, com objetivos e estratégias claras. Para isso, se torna fundamental a contratação de uma empresa de marketing especializada que, além de desenvolver uma divulgação estratégica e embasada, compreenda a organização de uma rede de franquias.
Clique aqui e conheça as soluções que a Fiorire tem para a sua franquia.